segunda-feira, 14 de outubro de 2013



                               Energia Gravitacional

      A definição de energia gravitacional é basicamente a forma de energia que se associa a posição de um corpo em relação a um referencial, é sobre a relação gravitacional entre a terra e um corpo. O seu potencial tem como causa, como o nome sugere a força da gravidade, que por definição, esta relacionada com a massa dos corpos e sua distancia.
     A energia gravitacional é gerada por um campo gravitacional da terra, que se não houvesse esse campo flutuaríamos.
     Energia gravitacional é aplicada em todas as coisas estando muito presente no nosso dia a dia. Se associa ao estado de separação de dois objetos que se atraem  de acordo com a força  gravitacional como por exemplo na queda de objetos, no balançar do pendulo, no arremesso de dardo, ao pular, e muitos outros exemplos que envolve gravidade.  
     A energia gravitacional não é uma energia que escolhemos ser usada, é uma energia que automaticamente todos os seres e objetos da terra usam.

Maria Alice Brasil Nogueira – 9B

sábado, 5 de outubro de 2013

ENERGIA QUIMICA


   É a energia gerada através da atração e a repulsão nas ligações químicas, presente na matéria. Para que seja utilizada a energia química, é necessário que haja uma grande interferência externa forte o bastante para que se rompam essas ligações. Quando isso acontece, a energia liberada pode se manifestar de varias formas diferentes, em forma de calor, luz e entre outras formas.
    A energia química está presente em praticamente em tudo que esta a nossa volta. Mas isso não quer disser que ela esteja o tempo todo ativa. Essa energia fica armazenada nessas ligações até que ocorra esse fenômeno de rompimento. Hábitos, como respirar ou nos alimentar, tem o fenômeno da energia química envolvida. Alimentamos-nos em busca de energia para abastecer o corpo para as atividades que exercemos e para um bom funcionamento dele. Quando consumimos o alimento, o processo de digestão, principalmente quando o estomago recebe o alimento é usado o suco gástrico para dissolver os alimentos e usa a energia vinda do alimento para nos abastecer. Essa energia se trata de energia química, pois vem o alimento, que tem suas ligações quebradas, e assim libera energia para o corpo.

   Existem, ainda, muitas formas de liberação desse tipo de energia, muitas delas relacionadas ou nosso cotidiano. Outros, como: a passagem do estado da água, do liquido para o gasoso, queima de alguns materiais, são formas de manifestação desta energia.


inovação tecnológica:

Química em moinhos de bola
''Moinhos de bola são equipamentos giratórios ou vibratórios contendo esferas de aço em seu interior.Quando essas esferas são chacoalhadas com os reagentes e catalisadores, os pontos de impacto entre as esferas geram pontos de alto calor e pressão, onde se dão as reações químicas.O problema é que é extremamente difícil saber o que acontece exatamente nesses chamados "pontos quentes", uma vez que, em termos atômicos - que é o que interessa aos químicos - não apenas o ponto de contato entre duas esferas é minúsculo, como também tudo acontece rápido demais" (saiba mais).
                                                Equipamento experimental usado para estudar 
                                                as reações químicas em tempo real no interior 
                                                 de um moinho de bolas.[Imagem: T. Friscic]





autor: Cauê Lopes 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Energia Potencial

Energia potencial

O que é?
É  a energia armazenada em um objeto ,que pode ser liberada através do trabalho. Uma vez liberada ela pode ser transformada em outros tipos de energias.
Produção:
A-     Gravitacional : é formada quando um objeto é impedido de ser  puxado para o centro da terra .
B-      Cinética (elástica): é formada por um objeto elástico (molas ,borrachas ,etc), após ter sido esticado (quando armazena energia) , se solto ,(voltando a sua forma normal) a energia é liberada .
Aplicação:
Gravitacional: a usamos quando seguramos alguma coisa e depois a soltamos .
Elástica: molas e arcos com flecha.
Origem:
Gravitacional: em caçadas ( na era da pedra lascada ) os primeiros homens já a utilizavam .
Elastica: começou a ser usada com o desenvolvimento do arco e flecha.
Novidades tecnológicas:
Mini usinas hidrelétricas: ao contrário das hidrelétricas maiores, estas são menores e causam menos danos ao meio ambiente, nestas (assim como nas maiores ) uma represa retém a água , que é ,depois , liberada ,empurrando uma turbina que ( ao girar ) gera energia cinética. Por serem menores, estas usinas podem ser instaladas em pequenas nascentes.   

Autor: Luís Eduardo - 9°A
Fonte:  site ” energia mecânica”     
                                      
         


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Energia Térmica

Energia Térmica

A energia térmica corresponde à soma das energias cinéticas que suas partículas possuem por meio de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Simplificando podemos dizer que a agitação das partículas que constituem um corpo se associa a uma energia cinética média (energia vinda do movimento) que é denominada energia térmica. E essa está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, ou seja quanto mais energia térmica há em um determinado sistema, maior sua temperatura. Usada tanto em motores, através da queima de combustíveis fósseis, tanto para movimentar meios de transporte como para gerar eletricidade, também é utilizada para fins como aquecimento até no ato de cozinhar alimentos, pela queima de carvão mineral, carvão vegetal, troncos e madeiras. Outra importante forma de energia térmica é o álcool.
Utilizada em usinas (usinas termoelétricas) para geração de energia elétrica/eletricidade a partir, normalmente, da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não. A energia gerada é transportada por linhas de alta tensão até os centros de consumo.
Exemplo de energia térmica, através da queima de álcool:



Julia Limp Lima- 9A

Energia Vibratória

Energia vibratória 

Existem dois tipos de vibração. A vibração livre não é nada mais do que quando é necessário apenas de um movimento inicial, não precisando mais de nenhuma causa externa, atuando sozinho até voltar ao seu ponto 0.
Podemos classificar como vibração livre o movimento de um pêndulo. Ao ser deixado com apenas um movimento inicial, continuará repetindo sem ser preciso nenhuma força externa.
Já a vibração forçada é quando acontece uma perturbação que é aplicada a um sistema mecânico. Como por exemplo um automóvel em vibração por causa de algum motor ou até mesmo uma máquina de lavar roupas agitando por um objeto deixado no bolso de uma calça, um desequilíbrio qualquer.

Para se ter uma ideia de vibração, usamos o equilíbrio. Um sistema em equilíbrio, qualquer perturbação externa fará ele se movimentar. Após a perturbação atuar, o sistema retornará à sua posição de equilíbrio.

Tudo no mundo é composto de muitas manifestações de energia, incluindo assim a energia vibracional do som. Através de ondas eletromagnéticas, todo som gera uma energia mecânica e vibracional, que também podem ser caracterizadas por uma série de ondas elásticas e são chamadas de frequências sonoras.

O deslocamento de ar produzido pode chegar a amaparar um elemento. Por exemplo, se colocar um copo com água perto de uma caixa de som, você poderá perceber que a água não se mantém parada. Quanto mais o som está alto e mais perto da taça de água, as moléculas dela começam a vibrar mais freneticamente.


Bruna Bidinote. 9B