sábado, 5 de outubro de 2013

ENERGIA QUIMICA


   É a energia gerada através da atração e a repulsão nas ligações químicas, presente na matéria. Para que seja utilizada a energia química, é necessário que haja uma grande interferência externa forte o bastante para que se rompam essas ligações. Quando isso acontece, a energia liberada pode se manifestar de varias formas diferentes, em forma de calor, luz e entre outras formas.
    A energia química está presente em praticamente em tudo que esta a nossa volta. Mas isso não quer disser que ela esteja o tempo todo ativa. Essa energia fica armazenada nessas ligações até que ocorra esse fenômeno de rompimento. Hábitos, como respirar ou nos alimentar, tem o fenômeno da energia química envolvida. Alimentamos-nos em busca de energia para abastecer o corpo para as atividades que exercemos e para um bom funcionamento dele. Quando consumimos o alimento, o processo de digestão, principalmente quando o estomago recebe o alimento é usado o suco gástrico para dissolver os alimentos e usa a energia vinda do alimento para nos abastecer. Essa energia se trata de energia química, pois vem o alimento, que tem suas ligações quebradas, e assim libera energia para o corpo.

   Existem, ainda, muitas formas de liberação desse tipo de energia, muitas delas relacionadas ou nosso cotidiano. Outros, como: a passagem do estado da água, do liquido para o gasoso, queima de alguns materiais, são formas de manifestação desta energia.


inovação tecnológica:

Química em moinhos de bola
''Moinhos de bola são equipamentos giratórios ou vibratórios contendo esferas de aço em seu interior.Quando essas esferas são chacoalhadas com os reagentes e catalisadores, os pontos de impacto entre as esferas geram pontos de alto calor e pressão, onde se dão as reações químicas.O problema é que é extremamente difícil saber o que acontece exatamente nesses chamados "pontos quentes", uma vez que, em termos atômicos - que é o que interessa aos químicos - não apenas o ponto de contato entre duas esferas é minúsculo, como também tudo acontece rápido demais" (saiba mais).
                                                Equipamento experimental usado para estudar 
                                                as reações químicas em tempo real no interior 
                                                 de um moinho de bolas.[Imagem: T. Friscic]





autor: Cauê Lopes 

3 comentários:

  1. Gostei dos textos ,pois aprendi com eles sobre uma tecnologia que não sabia que existia. Achei muito interessante os moinhos de bola que geram reações químicas.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante, me mostrou uma nova energia que para min, não sabia como funcionava, e explicou bem de uma forma geral sobre a Energia Quimica, Porém fiquei com uma duvida sobre o significado da frase: "Para que seja utilizada a energia química, é necessário que haja uma grande interferência externa forte o bastante para que se rompam essas ligações."
    Que interferencia externa é essa ?

    ResponderExcluir
  3. Avaliação: a postagem tentou seguir os itens pedidos pelo professor. O texto é autoral. Só foi publicado fora do prazo. Conceito B-

    ResponderExcluir