terça-feira, 1 de outubro de 2013

Energia Térmica

Energia Térmica

A energia térmica corresponde à soma das energias cinéticas que suas partículas possuem por meio de seus movimentos de translação, vibração ou rotação. Simplificando podemos dizer que a agitação das partículas que constituem um corpo se associa a uma energia cinética média (energia vinda do movimento) que é denominada energia térmica. E essa está diretamente associada à temperatura absoluta de um sistema, ou seja quanto mais energia térmica há em um determinado sistema, maior sua temperatura. Usada tanto em motores, através da queima de combustíveis fósseis, tanto para movimentar meios de transporte como para gerar eletricidade, também é utilizada para fins como aquecimento até no ato de cozinhar alimentos, pela queima de carvão mineral, carvão vegetal, troncos e madeiras. Outra importante forma de energia térmica é o álcool.
Utilizada em usinas (usinas termoelétricas) para geração de energia elétrica/eletricidade a partir, normalmente, da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não. A energia gerada é transportada por linhas de alta tensão até os centros de consumo.
Exemplo de energia térmica, através da queima de álcool:



Julia Limp Lima- 9A

Um comentário:

  1. Julia...olha o que vc escreveu "Outra importante forma de energia térmica é o álcool." Forma? o álcool é uma forma de energia térmica? Não...é fonte...a forma de energia presente no álcool é química! Em outro ponto vc diz "Utilizada em usinas (usinas termoelétricas) para geração de energia elétrica/eletricidade a partir, normalmente, da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não. A energia gerada é transportada por linhas de alta tensão até os centros de consumo".... Vc não fez o leitor entender do que estava falando...O texto não ficou coerente. Avaliação: conceito C+

    ResponderExcluir