terça-feira, 1 de outubro de 2013

Energia Vibratória

Energia vibratória 

Existem dois tipos de vibração. A vibração livre não é nada mais do que quando é necessário apenas de um movimento inicial, não precisando mais de nenhuma causa externa, atuando sozinho até voltar ao seu ponto 0.
Podemos classificar como vibração livre o movimento de um pêndulo. Ao ser deixado com apenas um movimento inicial, continuará repetindo sem ser preciso nenhuma força externa.
Já a vibração forçada é quando acontece uma perturbação que é aplicada a um sistema mecânico. Como por exemplo um automóvel em vibração por causa de algum motor ou até mesmo uma máquina de lavar roupas agitando por um objeto deixado no bolso de uma calça, um desequilíbrio qualquer.

Para se ter uma ideia de vibração, usamos o equilíbrio. Um sistema em equilíbrio, qualquer perturbação externa fará ele se movimentar. Após a perturbação atuar, o sistema retornará à sua posição de equilíbrio.

Tudo no mundo é composto de muitas manifestações de energia, incluindo assim a energia vibracional do som. Através de ondas eletromagnéticas, todo som gera uma energia mecânica e vibracional, que também podem ser caracterizadas por uma série de ondas elásticas e são chamadas de frequências sonoras.

O deslocamento de ar produzido pode chegar a amaparar um elemento. Por exemplo, se colocar um copo com água perto de uma caixa de som, você poderá perceber que a água não se mantém parada. Quanto mais o som está alto e mais perto da taça de água, as moléculas dela começam a vibrar mais freneticamente.


Bruna Bidinote. 9B





2 comentários:

  1. Tito, eu não recebi o convite por isso publiquei pelo da Manoela.

    ResponderExcluir
  2. O texto é bem interessante e explicativo quanto a essa forma de energia, o fato do som influenciar no movimento das águas é muito interessante, sendo algo "invisivel" a olho nú, é fascinante movimentar coisas assim apenas por um som.

    ResponderExcluir