segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Energia Luminosa

Energia luminosa ou energia da luz é uma parcela limitada da energia eletromagnética, conhecida como “luz visível”, e está compreendida entre as freqüências do vermelho e do violeta. É exatamente a freqüência da “cor” que identifica o tipo ou a quantidade de energia que um raio luminoso possui. Assim, as “cores de maior freqüência têm maior energia (as próximas ao violeta) e as de menor freqüência, menor energia (próximas do vermelho)".
A energia luminosa ou fotônica (devido aos fótons – menor porção de energia eletromagnética) é definida pelo produto de uma constante, que leva o nome de seu idealizador, Max Plank (1900): E = h . f , ou seja, a energia de determinado raio luminoso, ou onda eletromagnética, é uma função exclusiva da freqüência que o constitui – esta é a teoria que cria uma nova visão na Física, a teoria quântica; desta forma, podemos dizer que a luz, e sua energia, é quantizada; de outra forma: possui valor mínimo inteiro proporcional a sua freqüência.
Alguns equipamentos, chamados de células fotovoltáicas, transformam essa energia luminosa oriunda do Sol em energia elétrica, através do fenômeno físico definido por Einstein (que lhe rendeu o prêmio Nobel), conhecido como efeito fotoelétrico.

Nome do autor: Anna Lucia Corno                 Ano: 9 ano A 
Fontes: www.klickeducacão.com.br





A L é uma Energia Luminosa



2 comentários:

  1. Postagem muito vaga e complexa, não da pra entender o sentido de Energia Luminosa. Podia explicar melhor com suas palavras, de forma mais simples.

    ResponderExcluir
  2. Trechos copiados sem sinalização (http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-968-8952-h,00.html) não atendeu aos itens propostos. Conceito : C

    ResponderExcluir