segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Energia Magnética


A energia magnética é feita a partir dos imãs, que possuem dois polos, o Norte e o Sul. O primeiro cria um campo magnético invisível, que vai em direção ao segundo, onde os polos diferentes se atraem e os iguais se repelem, gerando energia.

A energia magnética é parecida com a gravitacional e é responsável pela aproximação da Terra com a órbita da Lua, criando as marés altas e baixas.

No mundo moderno os imãs estão por toda parte desde a propaganda na geladeira até em equipamentos de alta tecnologia.

Este tipo de energia é utilizada apenas em alguns lugares do mundo, como em alguns trens, onde são instalados imãs neles e nos trilhos, gerando uma corrente magnética, fazendo com que o trem se movimente a uma velocidade de até 300 quilômetros por hora.

O nome magnético vem da palavra Magnésia, região da Grécia antiga onde foi descoberto um mineral com a propriedade de atração e repulsão chamado de lodestone. Em 1600, Willian Gilbert, considerado o pai do magnetismo, escreveu que a Terra é um grande imã.

Novidades utilizando a energia eletromagnética:

- A Volkswagen está produzindo um carro experimental que se será movido a energia magnética.

- Cientistas de uma universidade americana apresentaram tecnologia que injeta medicamentos através de energia magnética. Ao invés de injeções com agulhas, a nova tecnologia cria um jato de pressão que provoca uma minúscula abertura na pele, através da qual o medicamento entra na corrente sanguínea

 


BRUNO LOBÃO VERAS – 9 º ANO B

5 comentários:

  1. Gostei do texto. Me fez entender melhor essa energia. Mas ainda há uma informação que me é estranha, que eu ainda n sei explicar claramente. Como a energia magnética causa a aproximação da Terra com a órbita da Lua? Além disso, por que e como esse fenomeno interfere nas movimento das marés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, esclarecedor. Não podia jamais imaginar um carro à energia magnética

      Excluir
    2. Vinicius sua observação é correta... Mas acho que foi um problema de redação... quem faz isso é a energia gravitacional, mas ele estava comparando com a gravitacional...então ficou esse ruído...

      Excluir
  2. Aprendi várias coisas que não sabia! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Bruno, realmente o texto ficou um pouco ruidoso, além de ter um trecho literal não sinalizado quando vc colocou "Este tipo de energia é utilizada apenas em alguns l..."(http://www.sampexdesentupidora.com.br/blog/saiba-o-que-e-e-como-funciona-energia-magnetica/). Além disso faltaram alguns aspectos que combinamos na postagem. Conceito : C

    ResponderExcluir