domingo, 29 de setembro de 2013

Energia vibratória

O que é energia vibratória?1
Energia vibratória é a energia gerada com a vibração. "Vibração é o movimento de um ponto oscilando em torno de um ponto de referência." Esse movimento pode ter sua amplitude e intensidade medidos. Em geral, a amplitude é medida através de milímetros ou polegadas e a intensidade através do número de vezes que o movimento ocorre completamente dentro de um tempo, isto é chamado de frequência e, em geral, é indicado em Hertz (Hz).
Conversão de energia cinética (impacto na panela) em energia vibratória (água formando ondas que vibram em uma determina frequência e amplitude).

Fontes de energia vibratória2
Se partirmos do princípio que todo movimento é feito em relação a um ponto de referência, tudo que se movimente é uma fonte de energia vibratória. Uma prova da existência de energia vibratória é som. Se ele está presente, há energia vibratória. Também pode haver energia vibratória sem o som, mas com ele é a forma mais comum.

Usos da energia vibratória3
Existem diversos usos da energia vibratória, a maioria deles envolvendo o som. O ultrassom é um bom exemplo disso, hoje em dia a tecnologia de ultrassom é usada até em lipoaspiração e em soldagem de metais. Existem também armas sônicas que causam um certo incômodo a partir das vibrações geradas quando o som atinge o corpo e que, com a exposição prolongada, causam mal estar, enjoos, desmaios e até morte.
As maiores aplicações envolvendo energia vibratória, normalmente, são para diminuir seus efeitos negativos e não para aproveitá-la. Essa energia é capaz de causar danos a edificações e a pessoas. Nos ônibus ela afeta muito os motoristas e os passageiros, por isso são criados cada vez mais sistemas de amortecimento.

Novas tecnologias envolvendo energia vibratória4
Existem várias tecnologias em desenvolvimento utilizando direta ou indiretamente a energia vibratória. A que talvez seja a mais impressionante chama-se Nearbytes. É uma tecnologia de comunicação por proximidade entre smartphones com iOS e Android e, também, entre computadores e smartphones. O slogan dessa tecnologia é "O Som que Contém Dados" e é exatamente isto que é Nearbytes. Através de sons codificados, ele transmite, atualmente, pequenas informações que podem fazer algumas funções. Já é possível transmitir arquivos de texto e realizar funções simples, como pagamentos móveis e acender a chama de um aplicativo que representa uma vela.

Fontes Bibliográficas
1 -Trechos e informações extraídos de um artigo da Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vibra%C3%A7%C3%A3o, consultado em 27/09/2013.
2 -Fontes de pesquisa insuficientes para algo além do que dedução de diversos textos lidos.
3 -Fontes variadas consultadas em datas diferentes, impossível dizer com precisão de onde cada informação foi retirada.
4 -Informações sobre Nearbytes retiradas do site oficial: http://nearbytes.com/br/, consultado em 28/09/2013.

Lucas Quintanilha Celestino - 9º ano A

Nenhum comentário:

Postar um comentário