domingo, 29 de setembro de 2013

Energia Vibratória

Ana Gomes
O que é energia?
Como podemos definir a palavra energia? O dicionário diz que é a “capacidade que tem um corpo para realizar um trabalho”.
No livro “Física – Volume único” de Alberto Gaspar, ele diz que definir energia não é uma coisa trivial, e que alguns autores argumentam que “a ciência não é capaz de definir energia, ao menos como um conceito independente”.  Entretanto embora não se saiba o que é energia, se sabe o que ela não é.
Quando eu penso em energia automaticamente me vem à cabeça energia elétrica. Claro, como não pensar em energia elétrica, afinal, estamos rodeados da mesma, por exemplo, não teríamos internet, nem TV a cabo, nem computador, nem maquina de lavar roupas, etc, etc, etc.
No entanto, a energia elétrica não é a única energia que está presente entre nós.

Energia Vibratória



 O que é energia vibratória (acústica)?
A energia acústica é a energia do som. O som é formado por ondas de compressão e descompressão intercaladas do ar. As ondas sonoras transportam-se através do ar da mesma forma que as ondas se transportam na superfície da água, quando ocorre a vibração do ar ou da água, bate direto nos nossos tímpanos e o nosso cérebro transforma em sensações auditivas.
"O hertz (símbolo Hz) é a unidade de frequência derivada do SI para frequência, a qual é expressa, em termos de ciclos por segundo, a frequência de um evento periódico, oscilações (vibrações) ou rotações por segundo. Um de seus principais usos é descrever ondas sinodais, como as de rádio ou sonoras."
A orelha humana é um órgão muito sensível que nos permite perceber e interpretar ondas sonoras em uma gama muito alta de frequências. Os ouvidos humanos  não suportam 20000 hertz.
 A energia vibratória é utilizada largamente em radares e sensores de movimento de alarmes. Ambos os sistemas enviam um som de frequência muito alta (ultrassom), inaudível ao ouvido humano (ouvimos no máximo 20000 Hertz). Eles emitem um pulso desse sinal sonoro e interpretam o som refletido de volta para eles.

Armas Acústicas de longa distância
Nos quadrinhos do X-Men, na segunda geração, um dos mutantes Banshee, é um mutante sônico.  Os poderes de sua voz criam poderosas ondas sonoras que permitem que ele possa voar e atingir velocidades subsônicas, ele consegue também desorientar seus oponentes e influenciar em seus subconscientes. Agora as armas acústicas já são uma realidade.
Alguns deles são :
Aparelhos Acústicos para Saudação/Chamada – O mais conhecido deles é o LRAD (“Long Range Acoustic Device” ou Dispositivo Acústico de Longa Distância), desenvolvido pela “American Technology Corporation”. Um dispositivo destinado a projetar som audível de alta intensidade a longa distância em um feixe direcionado, de maneira que só as pessoas dentro do feixe ouçam o som emitido.




Mosquito – Embora sem propósitos bélicos, este dispositivo emite som de alta frequência inaudível para adultos semelhante ao barulho do mosquito e tem por finalidade afastar adolescentes.


Explosões Sônicas – Há relatos do uso por israelenses contra civis em territórios palestinos e na 1ª Guerra do Golfo de aviões militares supersônicos durante períodos sucessivos, especialmente à noite, rompendo a barreira do som e criando “explosões”, que causam desconforto auditivo, sangramento de nariz, tremores, ataques de pânico, estresse e abortos.



Nas recentes manifestações no Brasil, a polícia faz o uso de armas acústicas para dispersar
 os manifestantes.

Fontes Bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hertz
http://mverzaro.com.br/archives/686






3 comentários:

  1. Li numa revista que no Japão existe estação ferroviária que transforma as vibrações provocadas pelos passageiros em energia renovável.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, organizado e claro. Nunca tinha parado pra pensar o poder de simples ondas vibratórias, fazem um estrago e tanto

    ResponderExcluir