domingo, 29 de setembro de 2013

Energia magnética


    A energia magnética é a energia do magnetismo, ela utiliza a atração de polos para a produção de energia. Essa energia é gerada a a partir dos polos magnéticos que se repelem, os polos podem se atrair como também se repelir, existem 2 polos: norte e sul. O primeiro polo criará um campo magnético, (invisível) que irá em direção do segundo, em um ciclo sucessivo onde os polos diferentes se atraem e os iguais se repelirão


    A energia magnética é pouco utilizada nos dias de hoje, apesar de usarmos o magnetismo no imãs de geladeira produzindo certa quantidade de energia, o magnetismo tem pouco investimento em escalas maiores, porém já vem sendo utilizado na China e em alguns outros lugares do planeta Terra.

                                        
Imã comum 

     Em 2002 foi inaugurado o "trem bala" na China, que utiliza o magnetismo como fonte de energia, instalando-se no trem e nos seus trilhos imãs que ao gerar uma corrente magnética faz eles se movimentarem podendo chegar até a 300 km por hora.

     Além da utilização do electromagnetismo em trens, o exercito americano já começou a pensar em possíveis ideias envolvendo esse assunto. Ele contratou uma empresa para desenvolver parte de uma arma que se utilizaria desse electromagnetismo para atirar projéteis de navios da marinha Ao invés de armas tradicionais que se utilizam de explosivos para disparar os projeteis, com essa nova tecnologia ele utilizaria a aceleração de um par de trilhos carregados eletricamente que geraria a energia magnética, impulsionando o disparo das armas.

     A sua origem provém de um mineral com propriedades de atração e repulsão, foi descoberto em uma cidade na Grécia chamada Magnésia, nela fora encontrado um minério que conseguia atrair objetos de ferro, chamando na época de magnetita. Ele foi anunciado por Tales de Mileto em VI a.C, que mostrou sua existência confeccionando bússolas rudimentares.
Bibliografia



Nome: Marianna Arcuri Monteiro
Turma: 9B

Nenhum comentário:

Postar um comentário