segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Energia Vibratória (Incluindo o som)

"A energia sonora é um tipo de energia que pode ser detectada pelos ouvidos"
A Formação do som é quanto dois ou mais objetos entram em contato e se movem em direções opostas, a perda de movimento desses objetos é convertida em som. Basta apenas ter um movimento relativo, quando os objetos se movem na mesma direção, com diferentes velocidades.

A grande maioria dos sons que são produzidos não são percebidos pelos ouvidos humanos, ou por serem fracos ou por estarem distantes. 
O som entra nos nossos ouvidos como ondas sonoras que são vibrações no ar. A energia sonora se transforma em sinais elétricos no ouvido interno , que vão até o cérebro e assim nós percebemos o som.



eletrocardiograma 


Existem 2 tipos de vibração :
1 - Vibração Livre : acontece quando um sistema mecânico é desligado com uma entrada inicial e após isso é deixado vibrar livremente. (Ex: puxar uma criança em um balanço e depois soltar).


2 - Vibração Forçada : " é quando uma perturbação variável no tempo (de carga, deslocamento ou velocidade) é aplicada a um sistema mecânico. O distúrbio pode ser uma contribuição periódica em estado estacionário, uma entrada de transientes, ou uma entrada aleatória. A entrada periódica pode ser um harmônico ou uma perturbação não harmônica. Exemplos destes tipos de vibração incluem uma máquina de lavar agitando devido a um desequilíbrio, um automóvel em vibração (causada pelo motor, molas e etc.), ou a vibração de um edifício durante um sismo. Para os sistemas lineares, a frequência de resposta da vibração em estado estacionário resultantes da aplicação de uma entrada periódica harmônica, é igual à frequência da força ou de movimento aplicado, com a magnitude da resposta ser dependente do sistema mecânico real." Trecho retirado do site : http://pt.wikipedia.org/wiki/Vibra%C3%A7%C3%A3o.





Autor : Matheus Gondar


Fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/
               http://www.e-escola.pt (parte de física)

2 comentários: