domingo, 29 de setembro de 2013

ENERGIA LUMINOSA



A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimento de onda que o olho humano pode ver, trata-se de uma radiação eletromagnética pulsante. A energia luminosa ou fotônica é definida pelo produto de uma constante, ou seja, a energia de determinado raio luminoso, ou onda eletromagnética, é uma função exclusiva da frequência que o constitui.
Alguns equipamentos, chamados de células fotovoltáicas, transformam essa energia luminosa do Sol em energia elétrica, através do fenômeno físico definido por Einstein (que lhe rendeu o prêmio Nobel), conhecido como efeito fotoelétrico.
 As três grandezas físicas básicas da luz são: brilho, cor, e polarização, Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige.
Propagando-se em meio homogêneo, a luz sempre percorre trajetórias retilíneas (formação unicamente de linhas retas) somente em meios não homogêneos é que a luz pode descrever "curva". A luz e a energia luminosa já eram estudadas desde as mais remotas eras, já teorizavam e faziam uso dela os egípcios, e depois os gregos. Mas, a energia luminosa e suas fontes passaram a ser desvendadas e entendidas como ciência através dos estudos de Newton, que acreditava que ela seria corpuscular. Tal teoria não é a mesma que a atual, aceita como alternativa à teoria ondulatória.
 Com a energia luminosa pode-se produzir de forma sustentável e limpa, grande quantidade de energia elétrica utilizando painéis solares. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos para a construção dos painéis solares é totalmente controlável, utilizando as formas de controle existentes atualmente necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são cada dia mais potentes, ao mesmo tempo em que seu custo vem decaindo. Depois que o investimento inicial foi recuperado, a energia do sol é praticamente GRATUITA. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Porem, um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado, a energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele, e os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.
"Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia." (wikipedia)

Fontes: instein-81.blogspot.com.br
www.klickeducacao.com.br
pt.wikipedia.org/wiki/Luz
www.energiasealternativas.com
www.umavidaverde.com

Nome do autor??
revise os trechos copiados e coloque na forma de citação!!!!
Abraços.
Tito

Um comentário:

  1. Vc não revisou...tem trechos copiado como por exemplo http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-968-8952-h,00.html

    ResponderExcluir