domingo, 29 de setembro de 2013

Energia Gravitacional

         A energia (potencial) gravitacional é a forma de energia associada ao posicionamento dos corpos em relação à uma referência, que no nosso caso, é a Terra.
                 
         Ela é gerada através do campo gravitacional da Terra que impede, por exemplo, de sairmos flutuando pelo espaço. É ele que nos mantém " presos" ao nosso referencial.
                
         Não é difícil falar onde essa energia é usada ou aplicada na Terra, e sim onde não é. É preciso uma força maior para que a energia gravitacional não se aplique ou seja atrapalhada, como a resistência do ar. A força gravitacional está associada à separação de dois corpos que se atraem de acordo com essa força. Ela pode ser aplicada, por exemplo, numa queda livre de um corpo. Podemos dizer que todos os corpos, na mesma direção e no sentido para baixo, se dirigem ao referencial na mesma aceleração que tem o valor aproximado de 9,8 metros por segundo ao quadrado. Essa queda dá origem a força peso (P= m.g). O trabalho dessa força tem o mesmo valor que a energia gravitacional. Quando o corpo é deixado para cair,acontece o trabalho dessa força e a energia é transferida para esse corpo, que após acumulá-la, a transforma em energia cinética, o que faz ele cair, voltar a posição de início. Além disso, é usada pelo homem para a perfuração do solo. Um exemplo é a bate estaca, onde um peso é elevado e, com a força gravitacional, ele despenca de acordo com a altura, sua massa e aceleração gravitacional (equação que explica o funcionamento dessa energia). Após descer, ele bate numa estaca que perfura o solo.

FÓRMULA PARA CALCULAR A ENERGIA GRAVITACIONAL
 Epg = m.g.h 
Epg = Energia potencial gravitacional;
m = massa;
g = Aceleração gravitacional;
h = altura.                                
                                      
           Todos os corpos que existem no nosso planeta, na mesma direção e sentido, "caem" na mesma                                                      velocidade. A massa do corpo (kg) não altera esse processo.
       
Galileu Galilei experimentou esse processo mostrado no video acima, mas não sabia explicá-lo. Daí surgiu  Isaac Newton, um cientista inglês. Sendo basicamente físico e matemático, Newton foi o descobridor dessa tal gravidade. O processo experimentado por Galileu se tornou uma das três leis das chamadas Três Leis de Newton. Além disso, criou a lei da gravitação universal, que até hoje, pouco foi questionada.
              
        A energia gravitacional existe desde a criação do campo gravitacional, que se criou simultaneamente ao nascimento da Terra. Não é possível criar novos campos gravitacionais. O que se pode fazer é manipular essa energia da maneira que ela está e do jeito que funciona no nosso planeta.

Bibliografia:
http://www.efeitojoule.com/2010/06/energia-potencial-gravitacional-energia.html

http://www.infoescola.com/fisica/energia-potencial-gravitacional/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial_gravitacional

http://www.brasilescola.com/fisica/energia-potencial-gravitacional-elastica.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton
Vinicius Faillace
9 ano B


Um comentário:

  1. Ficou muito bom o texto, fácil de entender e bem explicado.
    Gostei da implementação do vídeo porque ele facilita na compeenção da força Gravitacional

    ResponderExcluir