sábado, 28 de setembro de 2013

Energia Cinética

        Energia cinética está relacionada com o estado de movimento de um corpo. por isso é "conhecida" como energia de movimento. Esta depende da massa e da velocidade do corpo em questão. Quanto maior a velocidade do corpo, maior é a energia cinética e quando este está em repouso, a velocidade é nula.

        O futebol é um bom exemplo prático para entender melhor. por exemplo: quando um chute é dado a uma bola de futebol que a faz movimentar-se a uma velocidade de 100 Km/h, tem uma energia cinética quatro vezes maior que a mesma bola numa velocidade de 50 Km/h e dezesseis vezes mais energia cinética que a mesma a 25 Km/h. Quando um objeto está com muita energia cinética e encontra uma superfície onde é obrigado a parar, ele dever perder toda essa energia cinética, a fim de não ter mais movimento. 

        Como já foi dito, a energia cinética é bastante ligada à velocidade, mas não só a isso. A massa (m) do corpo também é proporcional à força cinética. Ou seja, entre dois objetos de mesma velocidade, o mais pesado tem mais energia cinética.
                


        Novidades tecnológicas:
        "Em San Diego (EUA) existe uma academia que utiliza uma bicicleta especial, a visCycle , para gerar energia elétrica para os ventiladores. Dependendo do número de usuários, a energia produzida é suficiente para fazer funcionar também as luzes e o sistema de som. Esse aproveitamento da energia cinética para geração de energia elétrica chama-se energy harvesting (colheita de energia). "

        Outro dispositivo que também colhe a energia produzida por nossos movimentos é o piso piezoelétrico:
         "Ele consiste em pequenas placas cerâmicas dotadas de cristais piezoelétricos que liberam elétrons quando submetidas à pressão mecânica (no caso, os passos dados na superfície do piso). Este piso especial vem sendo usado principalmente em boates, onde a energia gerada pela movimentação das pessoas sobre essas placas, abastece os sistemas de luz e de som. Segundo estudos feitos por uma companhia japonesa, um passo de um adulto de 60 kg no chão, gera em média 0,1 watt de energia. Se multiplicarmos isso por várias pessoas dançando em uma festa, constataremos que realmente essa inovação poderá trazer muitas vantagens."
         MATHEUS OLIVEIRA - 9º ANO A


Um comentário: