domingo, 29 de setembro de 2013

Eletricidade

          DEFINIÇÃO:
A eletricidade é a parte da física que estuda fenômenos compreendidos na eletrostática (cargas elétricas em repouso), na eletrodinâmica (cargas em movimento ou corrente elétrica) e no eletromagnetismo (transformar força mecânica em elétrica) .

         MANEIRA DE PRODUZIR:
A forma mais comum de produzi-la é a partir do gerador elétrico, que quando em movimento converte energia mecânica, em elétrica. Essa energia mecânica pode ser gerada por fontes esgotáveis ou renováveis. Sejam elas: vapor (termoelétricas, ou nucleares), pelo vento (eólicas), pelo sol, pela (água) entre outras.  O Brasil dispõe de uma farta quantidade de rios, a opção hidráulica é preferível embora não seja a única que utilizamos.
HIDRELÉTRICA ( Foto não autoral).

 APLICAÇÕES E USOS:
MICRO ONDAS
Essa forma de energia pura, além de não poder ser armazenada em grande quantidade, não nos serve pra nada sem que a transformemos em outra: luminosa para iluminação (lâmpadas), cinética para transporte (carros, trens, ônibus...), térmica para climatização (esfriar ou aquecer), mecânica para movimento (eletrodomésticos ou na indústria)
TOMADA
LÂMPADA
QUADRO DE FORÇA
AR CONDICIONADO
GELADEIRA ( COM PINGUIM!!!)




INOVAÇÃO TECNOLÓGICA:

Revestimento fotovoltaico dobra de eficiência
Revestimento fotovoltaico desenvolvido em pesquisas. (Foto não autoral) 
No campo das inovações: Um grupo de estudantes de uma universidade na Califórnia, criou um revestimento fotovoltaico maleável e transparente, composto de duas células solares plásticas de material orgânico, que juntas captam a luz solar e transformam-na em eletricidade, aproveitando até 7,3% da energia solar que incide na superfície, em eletricidade . Pode ser colocada sobre qualquer coisa . Ainda é uma fonte alternativa, mas por ser limpa, fará sucesso em breve!  

Bibliografia:
-  http://www.inovacaotecnologica.com.br
-  http://pt.wikipedia.org
-  http://www.brasilescola.com
-  http://www.infoescola.com
-  http://www.mundoeducacao.com

Autor: João Antônio Bragança Teixeira

"Na vida, nada se cria. Tudo se copia" - João Antônio Bragança Teixeira.


3 comentários:

  1. Gostei bastante, ficou bem organizado, bastante informação, dividido em tópicos com títulos, bibliografia, imagens com legendas. Só acho que poderia ter alguma novidade tecnológica além da única apresentada.

    ResponderExcluir
  2. achei meio sobrecarregado de fotos, mais foi bem completo, a inovaçao tecnologica é bem interessante e a definiçao fui muito bem explicada.

    ResponderExcluir
  3. tava tudo certo até que a citação vc copiou "Na vida, nada se cria. Tudo se copia"... essa frase é do Chacrinha...rs
    Fotos soltas...postagem um pouco fragmentada...

    ResponderExcluir