domingo, 29 de setembro de 2013

Energia Química


Description: Macintosh HD:Users:carlosmartau:Pictures:iPhoto Library:Modified:2013:Sep 29, 2013_2:IMG_0699.jpg
A energia química tem como fundamento a força de atração e repulsão nas ligações químicas, que faz parte da matéria de tudo que está a nossa volta, inclusive nosso corpo. Tais ligações são estáveis e em condições normais.
A combustão é um exemplo de sua liberação. A enegia potencial química é a energia que fica armazenada em nosso corpo, quando comemos e não a usamos. A energia química (dos alimentos) é a energia utilizada, uma parte sendo transformada e a outra liberada em forma de calor. A energia química é uma das mais importantes para nossa sobreviv
ência.

Exemplos da Aplicação da Energia Química:
• Fotossíntese:
Que o processo da fotossíntese é o meio de quase todos os vegetais se alimentarem, todos sabemos. Além disso, esse processo fornece a nós o oxigênio necessário para a nossa respiração, além de absorver o gás carbônico expirado durante o processo respiratório. Esses fenômenos acontecem justamente por conta da energia química. O contato de algumas partes da planta com a luz solar provoca reações químicas, liberando energia. Toda essa energia é absorvida pela planta como alimento.

• Calor:
Os humanos, assim como as plantas, também aproveitam da capacidade da energia química para se alimentar. Nossa alimentação está muito ligada a este processo. Tudo que comemos, para em nosso estômago. Lá, o alimento, que já sofreu a acidez da saliva durante a mastigação, passa por outro processo químico em nosso corpo. O alimento é dissolvido por um líquido bastante ácido, chamado suco gástrico. As ligações químicas que compõe o alimento são quebradas pela acidez do suco gástrico, liberando formas variadas de energia, mas, basicamente, em forma de proteínas e açúcares, que nosso corpo utiliza como “combustível”. Também há uma parte dessa energia que é liberada em forma de calor.

• Combustão
Como todos sabemos, os veículos automotivos, na maioria, são movidos por álcool ou gasolina. São chamados de combustíveis por terem a capacidade de provocar uma combustão quando há a ajuda de uma força externa, que, no caso, é o calor. A energia química está presente sendo o calor a forma de energia liberada, e quando ocorre esse processo químico, ele consegue quebrar as ligações do combustível. Isso resulta a força dos carros, calor de fogueiras e outros.


 Arthur Martau 9ºB

Arthur, a foto não "carregou" recoloque-a por favor...
Coloque tb as fontes que vc pesquisou...
Description: Macintosh HD:Users:carlosmartau:Pictures:iPhoto Library:Modified:2013:Sep 29, 2013_2:IMG_0699.jpgSua postagem não aborda todos os itens que nós combinamos...revise, por favor...
Abraços.
Tito

Um comentário: